A Brava, detida pela Honnus - entidade especializada em avaliações médico-legais e forenses - nasce então da necessidade de simplificar e tornar mais acessível um conjunto de procedimentos que são, muitas vezes, essenciais para alcançar justiça, apoio legal ou compensações. O projeto da Honnus digitalizou todas as interações entre clientes, peritos médicos, advogados e seguradoras, criando um sistema integrado que oferece visibilidade sobre cada etapa do processo, enquanto assegura a confidencialidade e a rastreabilidade das informações.
Do lado do utilizador final, a interação foi pensada para funcionar mesmo em situações de baixa literacia digital, com orientações acessíveis, formulários adaptados e acompanhamento passo-a-passo. O sistema permite a submissão de documentação, agendamento de videoconsultas e monitorização do estado do processo em tempo real.
“Acreditamos que a tecnologia deve simplificar o acesso à verdade na justiça e colocar ocidadão no centro do processo. A nossa missão é garantir que ninguém fica sem resposta por falta de meios ou tempo” sublinha Ana Rita Pereira, CEO da Honnus.
Automatizar e reduzir margens de erro
A infraestrutura técnica por detrás da plataforma articula diferentes entidades envolvidas, através defluxos desenvolvidos pela CRON STUDIO para automatizar tarefas administrativas, reduzir margens de erro e garantir a gestão segura dos dados. Esse trabalho implicou o desenvolvimento de interfaces e ainda a conceção de uma arquitetura escalável capaz de responder ao aumento da procura sem comprometer a fiabilidade e coerência dos dados.
Entre as funcionalidades implementadas destacam-se: formulários adaptativos que orientam cadapasso da submissão de um pedido; acompanhamento contínuo do processo, com notificações relevantes para o utente em todas as fases; integração entre os setores médico e legal, permitindo uma colaboração eficiente entre peritos e representantes legais; e sistema de segurança e auditoria, construído para proteger a integridade e confidencialidade da informação.
“A nossa equipa trabalhou em estreita colaboração com os especialistas da Honnus para garantir quea solução não fosse apenas tecnologicamente avançada, mas que também respondesse de forma eficaz às complexidades do universo médico-legal. Estamos orgulhosos do resultado e confiantes de
que esta plataforma irá definir um novo padrão no setor”, sublinha João Neves Monteiro, CEO da CRON STUDIO. “Esta colaboração é exemplo de como o desenvolvimento de produto pode alinhar-secom causas justas, sem comprometer a complexidade técnica”, conclui.
A plataforma encontra-se já em operação e representa uma tentativa robusta de reformular a formacomo os pareceres médico-legais são requisitados e comunicados em Portugal, retirando opacidade
ao processo e oferecendo uma estrutura digital focada na clareza, equidade processual e segurança.
