A Portugal Ventures, em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI) e a Startup Portugal, anunciou a 5ª edição da Call INNOV-ID, um programa que visa promover o acesso a financiamento de capital de risco para projetos baseados em ciência e tecnologia. Este programa destina-se a apoiar empresas em fase inicial, fornecendo o impulso necessário para atingirem estágios de desenvolvimento mais avançados e conseguirem novas rondas de investimento.
Objetivos e Áreas de Foco
A Call INNOV-ID tem como principais objetivos:
- Inovação Sustentável: Apoiar soluções que contribuam direta ou indiretamente para a descarbonização da economia, sustentabilidade de processos, produtos e materiais, eficiência energética e economia circular.
- Investimento Estratégico: Investir até €150.000 por projeto, direcionados a empresas com potencial de crescimento e escalabilidade no mercado global.
Critérios de Elegibilidade
São elegíveis para esta call:
- Perfil das Empresas: Empresas constituídas há menos de 8 anos, com sede e operações maioritariamente em Portugal, que não tenham sido previamente investidas por outros investidores de capital de risco.
- Setores Prioritários: Digital & Tecnologia; Indústria & Tecnologia (preferencialmente nos sectores de eficiência energética, descarbonização, sustentabilidade e economia circular); Saúde & Tecnologia; e Tecnologia Turística.
- Contribuição para Sustentabilidade: Soluções que promovam a sustentabilidade ambiental e eficiência energética.
Processo de Candidatura
As candidaturas estão abertas até 17 de março de 2025 e devem ser submetidas exclusivamente através das entidades da Rede de Parceiros Ignition da Portugal Ventures. Para mais informações sobre o processo de candidatura e documentação necessária, visite o site oficial da Portugal Ventures.
Histórico de Sucesso
Desde o seu lançamento em 2020, a Call INNOV-ID recebeu 398 candidaturas, resultando em 71 investimentos que totalizam €7,1 milhões. A taxa de sobrevivência das empresas financiadas é de 82%, com 63% delas já em busca de novas rondas de capital.
Fonte: Portugal Ventures